Olá, olá, olá! Como vocês já sabem, a mudança anda correndo solta por aqui… Mas hoje não vou falar sobre ela e sim sobre um dia muito bacana que tive esta semana.
No dia 18, eu tive a honra de fazer uma aula com a Mestra Orieta Vásquez, encadernadora e restauradora de livros desde 1985. Ela também fez parte do grupo que fundou a Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER). Foi uma manhã cheia de histórias, muito conhecimento e acima de tudo, muita alegria na Finesterre Urupês – Oficina FU, em São Paulo.
Mas, o mais bacana de tudo, foram as agradáveis companhias deste curso: minhas lindas amigas Raquel, Gabi e Milena. Nosso primeiro encontro “real” depois de muitos e muitos encontros “virtuais”. A minha felicidade em conhecer pessoalmente essas lindas que fazem parte do meu dia a dia já faz quase um ano, é indescritível e só não foi maior porque faltou uma de nós, a Lucimara, que está de pezinho quebrado.
Essa amizade que surgiu da encadernação não poderia acontecer em um lugar melhor do que na Oficina FU, onde “a arte milenar de costurar livros, se mescla à cartonagem, patchwork, papéis artesanais e cria um mundo colorido e criativo” (citação retirada da página Quem Somos do blog da oficina). Fomos super bem recebidas pelo Ricardo e com toda a certeza voltarei lá para outros cursos e comprinhas muito em breve!
Aprendemos uma costura clássica, chamada de alternada, pois os cadernos são costurados, neste caso, de dois em dois, de forma alternada. Essa costura é recomendada para livros formados por muitos cadernos, pois costurado desta forma, o lombo do caderno não fica mais grosso do que o restante do livro.
Apesar de ser uma costura clássica, feita originalmente para ser encadernada com lombada, eu achei tão linda que assim que o ateliê estiver pronto, vou fazê-la com o lombo exposto, usando uma linha colorida. Aguardem! Aqui seguem as fotos do meu livro:
Uma resposta
Ficou linda! Parabéns!